Clube Peugeot Cabriolet & CC
bem vindo ao clube peugeot cabriolet & cc
faça o seu registo para ter acesso ao forum completo!!!


FORUM PEUGEOT CABRIOLET & CC ...para amantes de cabrio Peugeot
 
InícioFAQMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
************BEM VINDO AO CLUBE DOS CABRIOS PEUGEOT*************

Compartilhe | 
 

 [306]Qual o oleo a usar num cabriolet

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
estrela
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 72
Data de nascimento : 02/12/1989
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 27
Localização : sines

MensagemAssunto: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qua Maio 19, 2010 10:00 am

olá a todos hoje reparei que esta na hora de fazer um revisão geral ao meu cabrio so nao sei que oleo usar, com a opiniao de nos todos fazemos as melhores escolhas, eu tava a usar 0-30w RACE, mas agora queria saber o que usam nos carros. Para eu escolher o melhor nao sei mesmo qual usar ou mesmo o melhor para este tipo de carro pois vai ser a minha primeira revisão é que ainda ando a explorar o carro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
DANN
Administrador
Administrador
avatar

Mensagens : 1083
Data de nascimento : 31/01/1975
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 42

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qua Maio 19, 2010 11:29 am

boa pergunta o meu mecanico é que trata disso tenho e lhe perguntar!? Suspect

_________________
[site do clube] 306 CABRIOLET


clica na imagem
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://peugeotcabriolet.forumsclub.com
estrela
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 72
Data de nascimento : 02/12/1989
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 27
Localização : sines

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qua Maio 19, 2010 12:13 pm

o teu ja tem quantos KM? bounce é que o meu tem 85.000 KM tou mesmo em branco tou inclinado para meter BP 7000 sport 05-40w so que o que ele tem agora é um 0-30w epa eu nao sei, eu nos ca de casa e simples 15-40w mas sao 1.300 Accent e uma 220 CDI que leva 100% sintetico, agora este e 1.800 tnh muitas duvidas qual o melhor oleo o teu carro aquece logo muito rapido? o meu aquece e anda sempre na casa dos 90º , 100º mas acho que é derivado ao oleo 0-30w é mesmo muito fino é bom mas fino. tongue
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
DANN
Administrador
Administrador
avatar

Mensagens : 1083
Data de nascimento : 31/01/1975
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 42

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qui Maio 20, 2010 3:02 am

o meu tem 115000km

vou perguntar ao mecanico e depois ja TE digo algo

_________________
[site do clube] 306 CABRIOLET


clica na imagem
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://peugeotcabriolet.forumsclub.com
Rui
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 140
Data de nascimento : 06/11/1982
Data de inscrição : 26/12/2009
Idade : 34
Localização : Espinho / Sta. Maria da Feira

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qua Jun 09, 2010 5:08 pm

Tendo em conta que o meu carro circula muito pouco (e também só tem 81 mil Kms) o meu mecanico aconselhou a por um oleo mais "grosso".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
306Cab
85% cabrio
85% cabrio
avatar

Mensagens : 372
Data de nascimento : 24/11/1973
Data de inscrição : 19/07/2009
Idade : 43
Localização : Maia

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qui Jun 10, 2010 4:02 pm

Não percebo muito, mas sei que os indices dos oleos (10W40) dizem respeito apenas à viscosidade para temperaturas ambientes frias ou quentes, mas antes de mais hà que saber que óleo utilizar para cada situação, passo a explicar:

Há três tipos de óleo lubrificante automovel: o mineral, o semi-sintético e o sintético. A diferença está nos tipos de base lubrificante usados no fabrico. Estes podem ser produzidas nas refinarias de petróleo (mineral) ou nas unidades químicas (sintética).

A Sociedade dos Engenheiros Automoveis (SAE), é quem classifica o grau de viscosidade dos lubrificantes aceites pelos fabricantes automóveis e pelos próprios fabricantes de óleos. De acordo com a instituição, os óleos lubrificantes são divididos em dois grupos: os de "verão", cuja viscosidade é medida a altas temperaturas (SAE 20, SAE 30, SAE 40, SAE 50 e SAE 60); e os de "inverno" (winter, em inglês), identificados pela letra W, com viscosidade medida a baixas temperaturas (SAE 0W, SAE 5W, SAE 10W, SAE 15W, SAE 20W e SAE 25W).

A utilização de lubrificantes impróprios reduz a vida útil dos componentes, entre outros problemas. O uso de um lubrificante mais fino que o indicado pelo fabricante, por exemplo, forma uma camada incapaz de evitar o atrito das peças. Já o mais grosso exige um esforço maior de energia da bomba de óleo. Ou seja, além de consumir mais combustível, acelera o desgaste dos componentes que ficaram sem película lubrificante naquele período.

Alguns óleos são classificados como multiviscosos por atenderem simultaneamente as duas exigências. São indicados tanto para temperaturas baixas como para altas. O desempenho deles é maior, pois comportam-se como óleos mais "finos" (como os de inverno) no momento de arranque do motor, oferecendo assim boa lubrificação e menor resistência ao movimento das peças quando o conjunto está frio. Um exemplo é o SAE 10W/40 que, em baixas temperaturas, comporta-se como um produto SAE 10W, facilitando o arranque a frio. Em altas, comporta-se como um produto SAE 40, garantindo uma película lubrificante suficientemente espessa para proteção dos componentes.

Comparando um óleo SAE 20W/40 com um SAE 20W/50, pode-se dizer que a baixas temperaturas (ou na partida a frio) eles têm a mesma fluidez, porém a altas temperaturas o óleo SAE 20W/50 forma uma película mais grossa do que um lubrificante SAE 20W/40.

Já as outras letras classificam o lubrificante de acordo com a especificação de desempenho criada pelo Instituto Americano de Petróleo (API), com diferentes quantidades e/ou tipos de aditivos. Para motores a gasolina, o nível de desempenho é identificado pela letra S, de "service station" (postos de serviço, garagem) ou Spark (faísca ou centelha gerada pela vela destes motores); para motores movidos a diesel é usada a letra C, de "commercial oils", ou de "compression", referindo-se à forma de combustão característica desses motores.

Há uma segunda letra que indica o tipo de serviço que o motor é capaz de executar (quantidade de aditivos). A qualidade é classificada por ordem alfabética: SA, SB, SC, SD, SE, SF, SG , SH, SJ e SL. Os lubrificantes SA, SB, SC e SD já são dificeis de encontrar no mercado, pois as tecnologias utilizadas na sua produção tornaram-se ultrapassadas. Quanto mais distante da vogal A estiver a segunda letra, melhor será o desempenho do lubrificante e maior será o número de aditivos existentes nele.

Um bom exemplo é o óleo para motor a gasolina que atende ao nível de desempenho API SL que pode ser usado no lugar de um óleo API SG, pois confere maior proteção ao motor.

Quanto ao facto de o oleo ser mineral ou sintético, o lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos e a sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas e arrefecer, independentemente de ser mineral ou sintético.

A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos.

Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos.
Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle no seu fabrico, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeias moleculares, com diferentes características físico-químicas e por isso são produtos mais puros e caros.
Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, procurando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização do custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito mais elevado.

Não é recomendado misturar óleos minerais com sintéticos, principalmente de empresas diferentes.


Os óleos básicos apresentam naturezas químicas diferentes e a mistura pode comprometer o desempenho do próprio oleo, podendo gerar depósitos.

Além disso, não é economicamente vantajoso, já que o óleo sintético é muito mais caro que o mineral e a mistura dos dois equivale praticamente ao óleo mineral, sendo, portanto, um desperdício.

Uma dica interessante refere-se à troca de óleo mineral por sintético.

É importante trocar o filtro de óleo junto com a primeira carga de sintético assim como esgotar todo o óleo com uma “limpeza” ao motor com o óleo a ser usado.

Embora os lubrificantes sintéticos possuam características de qualidade superiores, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não diferencia os períodos de troca, caso se utilize óleos sintéticos ou minerais, no entanto eu para o meu carro só uso sintético.

Outra coisa importante é o prazo de validade, que não são só os kilometros, mas também a idade. Qualquer óleo perde a validade e deve ser trocado ao fim de um ano de estar colocado no motor... situação que já me levou a trocar o óleo após os 1000km que fiz num ano... e não abdico do 10W40 sintético. Smile

Espero não ter criado mais confusão!! Wink

Abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
estrela
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 72
Data de nascimento : 02/12/1989
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 27
Localização : sines

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qui Jun 10, 2010 4:39 pm

Bom o que me foi indicado foi um MOBIL1 (05w-50) sintetico...
pois quem me recomendou e um Eng.Mecanico e uma pessoa acha que levando um
xW-40 acho que ficamos fora do nosso ambiente pois na minha zona chega a 50º c isso mais o tipo de andamento de cada um acho que é um oleo bom fica caro mas vale a pena. depois sao os para arranca que aumentam e muito a temperatura do motor acho que vou para este foi o que escolhi muito obrigado, este topico é bom pa saber quem nao sabe eu nao sabia mas ja fiquei a saber e muito obrigado a todos os que respondem. a familia CABRIO ta a ficar cada vez maior. Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
pedro oliveira
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 188
Data de nascimento : 06/03/1981
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 36
Localização : mealhada

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qui Jun 10, 2010 4:44 pm

estrela escreveu:
o teu ja tem quantos KM? bounce é que o meu tem 85.000 KM tou mesmo em branco tou inclinado para meter BP 7000 sport 05-40w so que o que ele tem agora é um 0-30w epa eu nao sei, eu nos ca de casa e simples 15-40w mas sao 1.300 Accent e uma 220 CDI que leva 100% sintetico, agora este e 1.800 tnh muitas duvidas qual o melhor oleo o teu carro aquece logo muito rapido? o meu aquece e anda sempre na casa dos 90º , 100º mas acho que é derivado ao oleo 0-30w é mesmo muito fino é bom mas fino. tongue
a temperatura so tem haver com o termoestato. o teu deve de estar a abrir muito tarde prai aos 92º, eu troquei o meu e o meu carro anda sempre na casa dos 80º. oleo no meu uso o 5-30 esso

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
estrela
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 72
Data de nascimento : 02/12/1989
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 27
Localização : sines

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qui Jun 10, 2010 4:48 pm

o termoestato encontra-se mais ou menos onde? pois isso tambem pode ser a verdadeira razão
ja tinha pensado mas pa estragar um termoestato acho dificil nao sei vou ver isso foi muito caro um novo? tem caracteristicas ne?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
pedro oliveira
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 188
Data de nascimento : 06/03/1981
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 36
Localização : mealhada

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qui Jun 10, 2010 5:04 pm

estrela escreveu:
o termoestato encontra-se mais ou menos onde? pois isso tambem pode ser a verdadeira razão
ja tinha pensado mas pa estragar um termoestato acho dificil nao sei vou ver isso foi muito caro um novo? tem caracteristicas ne?
é uma peça relativamente barata prai 20€ eles por norma são quase todos iguais so que uns abrem mais tarde que outros.



Uploaded with ImageShack.us clica na imagem pra veres melhor

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
estrela
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 72
Data de nascimento : 02/12/1989
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 27
Localização : sines

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Sex Jun 11, 2010 6:30 pm

muito obrigado vou fazer a revisao amanha ja tnh todo o material. boas curvas...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pedro Correia
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 58
Data de nascimento : 15/06/1981
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 36
Localização : Cascais

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qua Jul 07, 2010 8:57 am

Boas pessoal,
Adquiri um 306 2.0 cabrio à 3 semanas, queria fazer uma revisão ao motor.... Alguém sabe qual o oleo a utilizar para este motor???? Tem 140.000kilometros, faço 60kilómetros por dia 70% cidade.
Thanks!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
estrela
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 72
Data de nascimento : 02/12/1989
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 27
Localização : sines

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qua Jul 07, 2010 2:23 pm

boas pedro correia,
eu no meu meti um 05w-50 100% sintetico, e tou muito bem com este oleo, se és uma pessoa que anda muito com o carro mete um bom oleo sintetico o meu motor e um 1.800cc 8v, nao tem muito haver com um 2.000cc mas acho que iram vir respostas melhores que a minha, XD aconselho um 100% quanto as marcas desisti de escolher the BEST MOBIL 1.
boas curvas...
alguma coisa e so dizer..
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
306Cab
85% cabrio
85% cabrio
avatar

Mensagens : 372
Data de nascimento : 24/11/1973
Data de inscrição : 19/07/2009
Idade : 43
Localização : Maia

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qua Jul 07, 2010 4:46 pm

Pedro Correia escreveu:
Boas pessoal,
Adquiri um 306 2.0 cabrio à 3 semanas, queria fazer uma revisão ao motor.... Alguém sabe qual o oleo a utilizar para este motor???? Tem 140.000kilometros, faço 60kilómetros por dia 70% cidade.
Thanks!

Viva Pedro,

Lê também o que já referi atrás... (eu sei que é uma seca, mas imagina a escrever...) pode-te ajudar!! Twisted Evil
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pedro Correia
50% cabrio
50% cabrio
avatar

Mensagens : 58
Data de nascimento : 15/06/1981
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 36
Localização : Cascais

MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   Qui Jul 08, 2010 7:43 am

estrela escreveu:
boas pedro correia,
eu no meu meti um 05w-50 100% sintetico, e tou muito bem com este oleo, se és uma pessoa que anda muito com o carro mete um bom oleo sintetico o meu motor e um 1.800cc 8v, nao tem muito haver com um 2.000cc mas acho que iram vir respostas melhores que a minha, XD aconselho um 100% quanto as marcas desisti de escolher the BEST MOBIL 1.
boas curvas...
alguma coisa e so dizer..

Agradeço a dica.
O meu mecanico aconselhou me o castrol motorsport, mas são 20euros o litro. Diz que não existe melhor! Mesmo assim vou investigar outros mais baratos.
Thanks!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: [306]Qual o oleo a usar num cabriolet   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
[306]Qual o oleo a usar num cabriolet
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Qual o Oleo a usar e como mudar XT660R
» Qual o anticongelante a usar?
» Qual oleo usar no amortecedor de direção?
» Qual óleo usar numa SRAD 1000 2008?
» Ajuda - sou novo aqui, adquiri uma mercedes c180 ano 2002 - qual óleo devo usar.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube Peugeot Cabriolet & CC :: Zona Técnica :: Mecanica-
Ir para: